Relatório de sustentabilidade, certificação ODS
Em um mundo onde a sustentabilidade se tornou uma questão central para as empresas, os relatórios de sustentabilidade emergem como ferramentas essenciais, não apenas para comunicar o desempenho do ESG, mas também para destacar o compromisso organizacional com práticas responsáveis. Esses relatórios transcendem a simples divulgação de iniciativas verdes, abordando também questões de equidade social e transparência corporativa. Ao fazê-lo, as empresas não apenas atendem às crescentes demandas dos stakeholders por responsabilidade, mas também posicionam-se como líderes em um mercado cada vez mais competitivo.
Alguns padrões internacionais são utilizados quando as empresas pensam em demonstrar com credibilidade o seu desempenho ESG, à título de exemplo, o Global Reporting Initiative (GRI), que enfatiza a importância da materialidade para garantir que os relatórios se concentrem nos temas ESG mais significativos para a organização e seus stakeholders; o Sustainability Accounting Standards Board (SASB), que desenvolve e dissemina padrões de contabilidade de sustentabilidade que ajudam as empresas a divulgar informações financeiramente materiais aos investidores; e o Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), que fornece recomendações para que as empresas divulguem informações claras, comparáveis e consistentes sobre os riscos e oportunidades financeiras relacionados ao clima.
Já pensou em matriz de materialidade, relatório de sustentabilidade ou certificação ODS? A Art Impact pode ajudar a sua organização a desenvolver sua matriz de materialidade, relatório de sustentabilidade e certificação ODS, especialmente em áreas sensíveis e estratégicas como o ESG.